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"Sustentabilidade não é só para gigantes": Ricardo Voltolini desfaz o mito e coloca a Responsabilidade Proporcional no centro do debate ESG

[vídeo]

Atualizado em 12/12/2025 às 19:12, por Fábio Almeida.

Ricardo Voltolini, no evento Marcas que se Importam, na FAAP, em São Paulo - SP - Foto: Fábio Almeida/PauliX News

A sustentabilidade, no conjunto de ESG (Ambiental, Social e Governança), ainda é vista por muitos como uma pauta exclusiva de grandes corporações. Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e organizador do evento "Marcas que Se Importam" realizado na FAAP, desmentiu essa "falsa ideia, muito ilusória e antiga", em entrevista exclusiva ao PauliX News.

Para Voltolini, a sustentabilidade tem a ver com o tamanho da responsabilidade diante do impacto que deixamos, como pessoa ou empresa, para o planeta e a sociedade.

Ricardo Voltolini no palco do evento Marcas que Se Importam, no teatro FAAP, em São Paulo
Foto: Fábio Almeida/PauliXnews

A Lei da Responsabilidade Proporcional

O principal argumento do especialista é que o investimento em sustentabilidade deve ser proporcional ao impacto da marca:

Grande Impacto (Grandes Empresas): "Se eu sou uma marca grande e eu tenho um impacto grande, é óbvio que o meu investimento tem que ser maior". Ele cita o exemplo de uma mineradora, que terá que investir milhões em regeneração do meio ambiente.

Pequeno Impacto (Microempresas): Marcas menores, como uma pizzaria, uma padaria ou um pequeno comércio, podem começar cuidando da praça do bairro, do entorno, fazendo melhorias para que o bairro fique melhor para viver.

Segundo Voltolini, o dilema de que o tema seria exclusivo para grandes marcas é "muito falso" e perigoso, pois "tira a responsabilidade de cada um de nós de fazer aquilo que precisa ser feito".

 

Vídeo1 Entrevista de Ricardo


O Primeiro Gesto: Se Importar

O evento "Marcas que Se Importam" baseia-se em uma premissa que é fundamental tanto para empresas quanto para indivíduos: o primeiro grande ato de empatia é se importar com o outro e com o meio ambiente.

Voltolini ressalta que sem esse elemento, não há como ser um líder ou uma empresa sustentável.

"Quando eu me importo, ou seja, quando eu trago para dentro de mim a preocupação com o meio-ambiente e com o outro, aí eu consigo começar a ser um líder ou uma empresa mais sustentável".


Contexto do Evento "Marcas que Se Importam"

O evento, realizado em 27 de outubro de 2025 no teatro da FAAP, em São Paulo, reuniu líderes de grandes marcas e foi liderado por Ricardo Voltolini (CEO da Ideia Sustentável).

Entre os executivos que apresentaram ideias sustentáveis, estavam nomes como:

Adriana Hartmann (Gerente Geral da Mars)

Miguel Setas (CEO da Motiva)

Giovanna Meneghel (CEO da Nude)

Ênio Meinen (Sicoob)

Rafael Gibini (CEO da Melhoramentos)

Leandro Miguel (Diretor da Veja/Vert)
 


Vídeo 2 Entrevista de Ricardo

As Múltiplas Dimensões da Sustentabilidade

Uma vez que a marca ou o indivíduo decide "se importar", o leque de ações se abre em diversas frentes da agenda ESG:

Mudanças do clima

Preservação do meio ambiente

Diversidade, equidade e inclusão

Transparência

Desenvolvimento e regeneração de comunidades

Cuidar bem do colaborador na empresa

O recado final é que, independentemente do tema escolhido, a motivação precisa ser genuína: "Eu preciso primeiro me importar".